OIC%2520estampaA4%2520Vertical%25203C%25

QUEM SOMOS

Conheça um pouco mais sobre os participantes do OIC

Docentes da Escola de Administração (EA/UFRGS)

Profa. Dra. Andrea Poleto Oltramari

Professora Adjunta da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS), e professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA-UFRGS). É Doutora em Administração (PPGA/UFRGS), mestre em Administração (CPGA/UFSC) e Bacharela em Administração (UPF). Tem interesse de pesquisa na área de Relações de Trabalho, em especial na inter-relação com os seguintes temas: migrações, novos modos de organização do trabalho, gênero, classe e carreira. É pesquisadora visitante da Universidade de Lisboa, onde é também membro do SOCIUS - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações no ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão. Atualmente, coordena os projetos de pesquisa: "Trabalho em Movimento: migração e carreiras na atualidade" e "Relações de trabalho e movimentos migratórios: um estudo exploratório entre Brasil e Portugal". É também Coordenadora dos Grupos de Trabalho na ANPAD (Sistema de Relações de trabalho) e do GT Diálogos sobre o Trabalho no CBEO e Red Pilares. 

Profa. Dra. Angela Beatriz Busato Scheffer

Professora Adjunta e coordenadora da área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho na Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde leciona disciplinas nos cursos de graduação e pós-graduação (PPGA). É Psicologa (PUC-RS), bacharel em Administração (UFRGS), mestre e doutora pela Escola de Administração (UFRGS). Desenvolve pesquisas e possui interesse nas seguintes áreas: gestão estratégica de pessoas; expatriação, auto-expatriação, repatriação: mobilidades e fronteiras; trabalho voluntário e experiências transformadoras no contexto das carreiras contemporâneas; empresa familiar e sucessão, família.

Profa. Dra. Lisiane Quadrado Closs

Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação da Escola de Administração da UFRGS. Mestre e Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atualmente realiza Pós-Doutorado na Melbourne Graduate School of Education (2019). Entre os temas de pesquisa abordados em publicações nacionais e internacionais estão: gestão da inovação e transferência de tecnologia universidade-empresa; ensino e aprendizagem em Administração; formação para a docência em Administração; ambientes de aprendizagem; história de vida, carreira e trajetórias profissionais.

Profa. Dra. Rosana Córdova
 

Professora Adjunta na Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS). É Doutora em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) na área de Estudos Organizacionais. Mestre em Administração (2009) e bacharel em Relações Públicas (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio pós-doutoral na UFRGS (2018). Seus interesses estão voltados para estudos de temas como consumo, trabalho, co-criação a partir de uma perspectiva crítica.

Prof. Dr. Sidinei Rocha de Oliveira

Professor Adjunto do curso de Administração da Escola de Administração da UFRGS. Doutor em Administração pela Université Pierre Mendès-France - Grenoble 2 em cotutela com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem interesse de pesquisa nas áreas de Inserção Profissional e Mobilidade Social, Carreiras em Ocupações não tradicionais e as Interseccionalidades de marcadores sociais de diferença (Classe, Gênero, Raça e Sexualidade, etc) na construção dos  Mercados de Trabalho e Carreiras.  É Membro do Comitê Científico da área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho da Associação de Programas de Pós-Graduação em Administração (Anpad) entre 2018-2020. Editor Científico da Revista de Administração de Empresas (RAE) entre 2018 e 2020. Editor Associado BAR - Brazilian Administration Review.

Membros e Equipe 

Me. Alexandre Dal Molin Wissmann
 

Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações, Gestão de Pessoas, Relações de Trabalho e Empreendedorismo. As áreas de interesse em pesquisa são: microempreendedorismo e pequenos negócios, relações de trabalho, qualificação, ensino e pesquisa em Administração e cooperativismo.

Profa. Dra. Aline Mendonça Fraga
 

Doutora, Mestra e Bacharela em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência profissional no setor público e privado, com período de intercâmbio no exterior. É professora de Administração com atuação nos níveis técnico e superior. Desenvolve pesquisas teórico-empíricas nas áreas de Relações de Trabalho e Gestão de Pessoas, sobretudo relativos à Carreira, Mobilidade, Expatriação e suas interfaces com as diversidades e marcadores sociais de diferenças.

Arthur Gehrke Martins Andrade
 

Mestrando em Administração, na linha de pesquisa Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (GPRT) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Metodista IPA, tem interesse de pesquisa nas áreas de Gestão Estratégica de Pessoas, Inserção Profissional, Mobilidade Social e Educação.

Ma. Camila Vieira Müller
 

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bacharela em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RS). Atualmente é doutoranda na área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho na Escola de Administração (GPRT/EA/UFRGS). Voluntária do Projeto Amigos dos Livros. Desenvolve e possui interesse de pesquisa nas seguintes áreas: carreiras contemporâneas, experiências transformadoras, competências do século XXI, empreendedorismo social, voluntariado, turismo e turismo voluntário.

Prof. Dr. Carlos Vieira
 

Doutorando em Administração de Empresas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre em Administração pela PUCRS, possui graduação em comunicação social - Hab jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991). Atualmente é professor adjunto em diversas IES nas disciplinas de Finanças Empresarias, Gestão de Pessoas e Processos, tanto na modalidade presencial como EAD. Experiência profissional iniciada em 1988 no Banco do Estado do Rio Grande do Sul, onde atualmente é analista da área de Produtos Financeiros.

Profa. Ma. Catia Eli Gemelli

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde 2011 é professora de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Osório. Desenvolve pesquisas teórico-empíricas nas áreas de Relações de Trabalho, Gestão de Pessoas e Educação, principalmente relativas às reconfigurações do trabalho no capitalismo flexível e ao empresariamento da educação.

Profa. Ma. Claudia Piccolotto Concolatto

Professora da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação, nos cursos de Administração, Tecnólogo em Recursos Humanos, Tecnólogo em Agronegócio. Coordenadora do curso de Especialização em Gestão de Pessoas. Professora convidada da Universidade de Passo Fundo (UPF) no curso de MBA em Gestão de Pessoas.  Mestre e Doutoranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. Graduada em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em administração e formação de Recursos Humanos pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Psicanalista, com mais de 20 anos de experiência clínica e na área da saúde mental do trabalhador. Fundadora e coordenadora do Núcleo de Saúde Mental do Trabalhador e Subjetividade do PROJETO Associação Científica de Psicanálise. Atua na área da psicologia organizacional e do trabalho nos principais temas: trabalho e subjetividade, relações de trabalho, saúde mental do trabalhador, violência urbana e relações de trabalho. 

Profa. Cristiane Fraga da Silveira Sastre

Psicóloga, Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Conselho Federal de Psicologia. Tem MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. Mestranda e Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolve pesquisas na área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, onde atua profissionalmente há 19 anos, e possui vivência de 10 anos como docente na educação profissional.

Profa. Ma. Geneia Lucas dos Santos

Doutoranda em Administração - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa de Gestão de Pessoas, Mestre em Administração de Empresas (Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - Fpolis/SC); Graduada em Psicologia (Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP) e em Administração de Empresas (Universidade do Contestado - UnC Caçador/SC). Especializou-se em Administração de recursos humanos (UnC - Caçador) e em Dinâmica de grupo e gestão de equipes (Universidade do Oeste Catarinense - Unoesc Joaçaba/SC). Tem experiência profissional em gestão de pessoas, atuou principalmente nos subsistemas de recrutamento, seleção incluindo avaliações psicológicas, treinamento e desenvolvimento e atuou como gestora de sistemas de qualidade em empresas privadas (RD - ISO 9001), auditorias de primeira e segunda parte (Lead auditor pela BVQI). É professora no ensino superior. Atua como membro no colegiado e núcleo docente estruturante (NDE) do curso de Administração presencial e à distância - UNIARP. Docente na Faculdade SENAC (unidade Videira).Tem interesse em pesquisas nas áreas de gestão de pessoas, relações de trabalho, diversidade, carreiras, inserção, orientação profissional e Life Design.

Ma. Giovanna Milani

Doutoranda em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde pesquisa sobre carreiras empreendedoras. É mestre em Administração pela mesma universidade e bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela PUCRS. Especializou-se na Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos durante Mestrado Profissional na Itália. Também possui pós-graduação em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa. Atuou principalmente na Comunicação de empresas do setor educacional no Brasil e na Itália.

Me. Jair Jeremias Jr.

Mestre em Administração do Programa de Mestrado Interinstitucional MINTER/PUCPR/UNIVEL, Doutorando em Administração, ênfase em Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2009), especialização (MBA) em Gestão Estratégica de Pessoas (2013) pela Faculdade União das Américas. Desde 2010, é Técnico-Administrativo em Educação - Administrador na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, tendo atuado em cargos de gestão na instituição. Professor Substituto do curso de Administração na Universidade Estadual do Oeste do Paraná no período de abril de 2016 a fevereiro de 2018, atuando principalmente nos seguintes temas: administração pública, carreira, gestão de pessoas, relações de trabalho, gestão por competências.

Profa. Ma. Jenifer Arruda

Doutoranda e Mestra em Administração na área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui especialização em Desenvolvimento Humano de Gestores pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem experiência profissional no setor privado em gestão de qualidade operacional e gestão de pessoas. É professora de Administração com atuação no nível Técnico. Desenvolve pesquisas relacionadas à Carreira, Trabalho Imaterial, Gestão e Subjetividade e Estratégia de Viver a Vida relativa ao trabalho na contemporaneidade.

Prof. Me. Jhony Moraes

Doutorando e Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Administração na área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Ritter dos Reis. É professor da Escola de Negócios da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS). Seus interesses de pesquisas são: carreira, inserção profissional, ensino e aprendizagem em Administração, gestão de pessoas e relações de trabalho.

Profa. Ma. Laura Alves Scherer

Doutoranda em Administração na área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com período-sanduíche na Université Paris-Dauphine e Professora do Curso de Administração na Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA - Campus Santana do Livramento. Desenvolve pesquisas relacionadas a Carreira, Trabalho, Gestão e Subjetividade de trabalhadores na contemporaneidade, com especial interesse em imigrantes, refugiados, expatriados e demais indivíduos em situação de mobilidade internacional.

Ma. Liana Haygert Pithan

Jornalista e mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência de mais de 20 anos em hardnews em jornal diário e portal de notícias, na coordenação e atuação em coberturas nacionais e internacionais. Desenvolve pesquisas teórico-empíricas sobre as transformações do mundo do trabalho da era digital e seu impacto sobre a relação dos trabalhadores com a profissão e a carreira; a tecnologia como agente transformador e condutor de ocupações e trajetórias; e as mutações contemporâneas do jornalismo sobre a prática laboral, as relações de trabalho, os valores da profissão e o sentido do trabalho.

Profa. Ma. Marcia Vaclavik

É mestre e doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/EA/UFRGS. Desenvolve pesquisas na área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, com ênfase nos impactos das tecnologias digitais sobre os processos laborais e trajetórias de carreira. É coordenadora do CST em Logística EAD no Centro Universitário Cenecista de Osório (UNICNEC) e mãe do Eduardo e da Helena :)

Prof. Dr. Renato Koch Colomby

Doutor e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na área Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. Professor no Colegiado de Administração no Instituto Federal do Paraná (IFPR). Líder do Tema “Trabalho, Organizações e Subjetividade” na Divisão Acadêmica Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração). Pesquisador com interesse em temáticas como: Trabalho, Carreira, Diversidade e Comportamento Organizacional.

Doutoranda e Mestra em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui Pós-Graduação em Economia e Gestão Empresarial pela Universidade de Passo Fundo (UPF), onde se formou em Administração e, atualmente, cursa Ciências Contábeis. Desenvolve pesquisas teórico-empíricas nas áreas de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. Possui principal interesse em estudos relativos à carreira e trabalho que se referem a demarcadores sociais de diferença - gênero, raça e classe -, mais precisamente sob a ótica da Teoria Interseccional.

Doutora e Mestra em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS). Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos da Inovação e do Trabalho (GINEIT). Desenvolve estudos nas áreas de Relações de Trabalho e Gestão de Pessoas, sobretudo relativos aos movimentos migratórios, trabalho, subjetividade e diversidade nas organizações.

Prof. Me. Vinicius Porto de Avila

Doutorando na área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho na Escola de Administração (GPRT/EA/UFRGS). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Administração pelas Faculdades Riograndenses (FARGS). Atualmente é Coordenador e Professor dos cursos de Gestão de Recursos Humanos e Gestão Pública na CNEC EAD e Professor no Centro Universitário Cenecista de Osório – UNICNEC. Desenvolve pesquisas e possui interesse nas seguintes áreas: Gestão Pessoas, Relações de Trabalho, Psicodinâmica no Trabalho, Trabalho no Ensino Superior e Desenvolvimento de Recursos Humanos.